VOCÊ SABE COMO COMPOR UM MURAL DE QUADROS?

As obras de arte são peças fundamentais para completar a decoração de qualquer ambiente. Mas, como já dito pelo arquiteto Roberto Carril, por mais que tudo seja permitido, nem tudo convém. 

 

É preciso que a obra “converse” com o ambiente, seguindo seu conceito e contexto para trazer harmonia ao espaço. Ainda assim, o primeiro passo para a escolha da obra é que você sinta algum tipo de conexão e/ou sentimento por ela, e o cômodo será definido através da observação e tato.

 

Para que a peça artística tenha seu destaque e deixe o ambiente mais sofisticado e interessante, o ideal é que seja posicionado na altura correta. A altura média para capturar a atenção do observador é de 1,60 m e, caso seja colocado na altura do sofá, recomenda-se 20 centímetros acima do móvel. Se o foco é a sala de jantar, é permitido posicionar o quadro na altura da mesa, mas sempre no centro simétrico do ambiente. 

 

Se a intenção é ter vários quadros à mostra, planeje sua disposição como se fossem apenas um ao medir. Baseie-se em modelos para ajudar na composição e não deixe de observar se o resultado é confortável aos olhos ou não.