A importância do Lighting Design no seu projeto

O Lighting Design, ou em uma tradução livre “desenho de iluminação”, é a técnica em que o arquiteto aplica a luz ambiente da melhor maneira possível no projeto. Seja para fim estético ou prático, o profissional da área é capaz de priorizar o olhar em determinados espaços e retirar o foco de outros.

 

Considerando que a luz é uma forte aliada na composição dos cômodos, ela é capaz de interagir com as cores, texturas e formas do ambiente, além do comportamento das pessoas. Um exemplo simples é o nascer e pôr do sol e a maneira como nosso corpo reage a isso, ficando ora mais disposto, ora menos disposto.

 

Pensando em dar ênfase à essa luz ambiente e natural, o lighting designer cria uma ponte entre a emoção e os pontos de luz. Ou seja, o profissional equilibra e valoriza a distribuição de cores do ambiente, aumenta a produtividade, setoriza e é capaz de criar múltiplos cenários em um mesmo espaço.

 

Porém, tudo isso deve ser feito com uma conversa muito bem estabelecida entre o cliente e o profissional. Há preferências, diferenças culturais e outras questões que estão além da teoria da técnica e que devem ser levadas em consideração. O olhar sensível, criativo e atento ao cliente e seus desejos faz toda a diferença no resultado final do projeto.

 

A sustentabilidade, também um ponto bastante relevante durante todo processo, é um dos guias para a criação desses espaços. A escolha de fonte de luz e melhor solução com menor consumo de energia é a prioridade para o profissional, tornando o ambiente além de esteticamente agradável, funcional e prático.