3 erros na decoração para não cometer nunca mais

A escolha da decoração para cada espaço é sempre bem personalizada, variando bastante de acordo com o gosto pessoal do morador e a função daquele ambiente. Refletir a personalidade e estilo de vida na estética do imóvel abre inúmeras possibilidades de combinações, mas algumas escolhas na decoração são sempre consideradas erros – independente de qual seja o estilo escolhido. 

Por isso, fizemos uma lista com os principais erros cometidos na hora de decorar os espaços. 

Colocar todos os móveis grudados na parede

Para criar um ambiente equilibrado, um dos principais pontos é saber distribuir os móveis e trazer harmonia em sua organização. Além de delimitar melhor o espaço, os móveis bem distribuídos dão mais complexidade na decoração, ajudando na estética.

Vale a pena lembrar que isso não quer dizer que eles devam ser colocados aleatoriamente e/ou sem pensar na circulação das pessoas. Outra ressalva é que os móveis não devam ser escolhidos sem pensar na combinação do todo no ambiente; é importante seguir uma estética e não pecar pelos excessos.

Não pensar na iluminação

Seja natural ou elétrica, a iluminação é um item importantíssimo na decoração. Só com uma boa iluminação o ambiente pode se destacar e ficar mais aconchegante. Ou seja, lembre-se de distribuir bem os pontos de luz, e não tenha medo de luminárias, luzes LED, abajures, etc. para equilibrar. 

E, claro, priorize a iluminação natural na construção dos ambientes.

Ter medo das cores e não se arriscar

Ainda que o seu estilo seja mais tradicional ou minimalista, que a paleta de cores inclua bastante dos tons claros e neutros, dar personalidade ao espaço é arriscar. Não é preciso colocar uma cor chamativa na parede logo de cara (e sem pensar na construção do ambiente como um todo), mas sim distribuir pontos de cores mais fortes e contrastantes pelo espaço.

Vale ressaltar que, como colocado no primeiro item dessa lista, exageros não são bem vindos. Opte pelo equilíbrio e harmonia sempre.