Qual escolher: casa ou apartamento? Essa costuma ser uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão pensando em adquirir um imóvel. Por ser um investimento que vai acompanhar os donos por muitos anos, esse momento requer atenção.
Antes que você faça qualquer escolha, é fundamental levar alguns aspectos em consideração, como:
- Quais são os seus planos pro futuro? Pretende ter filhos? Se sim, quantos?
- Você prefere morar num ambiente mais espaçoso, porém afastado do centro, ou então em um menor, porém mais bem localizado?
- A sua ideia é morar sozinho? Como agiria no caso de uma emergência?
- Quanto de espaço vai precisar?
- Quantos carros pretende ter? Com as respostas para essas perguntas é possível entender se é melhor adquirir casa ou apartamento. Mas afinal de contas, quais são os benefícios de cada um desses imóveis? Confira a seguir: Quais são as vantagens de morar em um apartamento As decisões são tomadas em conjunto Quando você mora em um apartamento, começa a fazer parte de uma condomínio, que é formado por todos os moradores do prédio. Nessa situação, a opinião que conta é a da maioria, e as decisões nem sempre serão alinhadas com a sua vontade pessoal. Porém, isso não negativo. Após o grupo decidir o que deve ou não ser feito, uma pessoa — em geral o síndico ou a empresa que administra condomínios — fica responsável pela execução. Isso elimina qualquer trabalho que você teria para realizar as melhorias. Os valores são rateados Já que falamos em melhorias, aqui vai um aspecto muito positivo de se morar num apartamento. Os valores das mudanças no prédio sempre são rateadas. A piscina vai passar por uma mudança? O salão de festas será ampliado? O valor de todas essas reformas será dividido, garantindo que ninguém precise gastar em excesso para contar com uma boa estrutura. Segurança Um dos aspectos que mais agrada os moradores dos prédios é a segurança, principalmente quando estamos falando das grandes capitais. Os condomínios contam com porteiros, ou portarias remotas, que evitam a entrada de pessoas indesejadas.
Além disso, os prédios também agrupam um grande número de pessoas, o que traz uma segurança extra. Se algo acontecer, um vizinho de porta ou do andar sempre pode dar um auxílio.
Estrutura compartilhada
Os prédios — principalmente os novos — contam com estruturas que podem ser compartilhadas entre os moradores.
São academias, salões de festas, lavanderias, espaços gourmets e parquinhos compartilhados, que são utilizados com frequência pelos moradores. Tudo isso a um custo muito mais acessível do que se eles fossem construir/ adquirir essas estruturas apenas para o uso pessoal.
Quais são as vantagens de morar em uma casa
Mudanças quando e como você quiser
Quando você é o dono da casa, pode realizar mudanças quando quiser. Quer quebrar uma parede? Com o ok de um arquiteto, é só começar. Deseja ampliar o ambiente? Pode fazer isso a qualquer momento.
Por questões estruturais, nem sempre um prédio permite esse tipo de alterações na planta. Como todo o edifício foi construído para seguir certa harmonia, algumas mudanças externas — na sacada, ou nas cores das cortinas, por exemplo — também não são autorizadas. Uma casa oferece todas essas possibilidades.
Privacidade
A privacidade da casa é completamente diferente do apartamento. A música pode ser ouvida em um volume alto e a festa acabar na hora que os convidados quiserem ir embora.
As únicas pessoas que estão na área construída são os moradores, então a flexibilidade é alta.
Área externa
Uma das grandes vantagens de se morar em uma casa é a área externa. Nesse tipo de residência você pode ter jardim, piscina, parquinho, churrasqueira, etc. só para os seus familiares.
Esse ambiente também pode ser ocupado da maneira que for conveniente à rotina dos moradores: pode ser transformado em área de garagens, quadras esportivas ou até mesmo depósitos. Tudo depende da vontade dos donos.
Podem ser maiores
Atualmente o mercado imobiliário oferece uma série de apartamentos amplos e espaçosos. Porém, via de regra, as casas costumam ser maiores. Uma outra vantagem desse tipo de residências é que elas podem ter mais de um andar, algo que nem sempre está disponível nas opções em prédios.
Isso, unido a possibilidade de mudanças na estrutura, trazem muita flexibilidade para as pessoas que desejam personalizar ao máximo as suas residências.
E você, o que prefere: prédios ou casas? Conte pra gente nos comentários!