COMO DEIXAR SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Adotar um estilo de vida mais sustentável é uma preocupação que cada vez mais pessoas estão tendo. Isso é fundamental para a preservação do meio ambiente, visto que os recursos naturais estão ficando mais escassos e o aquecimento global é pauta frequentemente nos jornais.
Se você tem essa preocupação, aqui vai uma dica: com simples ações é possível tornar a sua casa um ambiente mais sustentável, sem deixar o conforto de lado.
Quer saber como? Então confira a seguir algumas ações práticas.

 

Sustentabilidade na construção

Ao projetar a casa ou o prédio, os engenheiros e arquitetos já devem ter em mente que o imóvel será sustentável. Isso permite que eles façam escolhas mais inteligentes de materiais e projetos.
Além disso, tento a sustentabilidade como premissa, o time também pode se dedicar a gerar menos resíduos, escolher produtos com certificações e cuidar para consumir pouca água e energia durante o processo.

 

Sustentabilidade no dia a dia

Além desses cuidados durante a construção da casa ou prédio, existem ações que você pode adotar quando for morar no imóvel. Adquirindo eletroeletrônicos mais inteligentes e mudando determinados hábitos é possível preservar o meio ambiente e ainda economizar no final do mês. A seguir, algumas sugestões:

1- Troque as suas lâmpadas
A primeira coisa que você pode fazer para tornar a sua casa mais sustentável e diminuir os gastos com energia no final do mês é trocar as suas lâmpadas. Deixe de lado as versões incandescentes e opte pelas lâmpadas fluorescentes, que consomem 80% menos energia do que as lâmpadas convencionais.

2- Abra as cortinas
Se você entra em um ambiente que está com as cortinas fechadas com o objetivo de apenas pegar algum objeto, ou realizar uma pequena tarefa, provavelmente vai acabar acendendo a luz. Esse acende e apaga do interruptor parece algo pequeno, mas no final do mês faz diferença no gasto desnecessário de luz.
Ao acordar, tenho o hábito de já abrir todas as cortinas da sua casa. Essa simples ação pode te ajudar a economizar cerca de 10% de energia.

3- Opte por um fire pit em vez de uma lareira tradicional
Não há nada mais gostoso do que acender a lareira nos dias de frio de Curitiba. Porém, a queima da madeira libera emissores que pioram a qualidade do ar e contribuem para o efeito estufa.
O fire pit entra como um excelente substituto, que além de ser estiloso reduz a emissão de gases em 80%.

4- Eletrodomésticos econômicos
Na hora de comprar os seus eletrodomésticos, opte pelas alternativas que são mais econômicas. Para ter uma ideia de quanto seria o gasto de um determinado item em uma hora de uso, faça o seguinte cálculo: divida a potência do eletrodoméstico por mil e multiplique o resultado pela tarifa da energia elétrica da Copel.

5- Adote uma máquina de lavar louça
Além de ser prática, a máquina de lavar louça é consome muito menos água do que as lavagens feitas a mão. Com o eletrodoméstico são usados cerca de oito litros por ciclo, enquanto uma limpeza feita na torneira consome mais de 100 litros.

6- Tenha tapetes em casa
Para evitar o uso excessivo de aquecedores no inverno, você pode colocar tapetes na sua casa. Além de deixar o ambiente muito mais aconchegante, eles reduzem o consumo de energia em até 6% em períodos mais frios.