O visual clássico que o piso de madeira traz torna qualquer ambiente elegante e equilibrado. No entanto, o tipo de madeira escolhido terá um efeito enorme não apenas sobre a aparência, mas também sobre a durabilidade do piso de sua casa.
Em dúvida sobre qual piso escolher? Confira agora algumas opções:
Madeira Maciça x Madeira Engenheirada
A primeira decisão a ser tomada: você deseja pisos de madeira maciça ou engenheirados? É uma decisão estética, com certeza, mas também prática. Aqui está a diferença:
Piso de Madeira Maciça
As tábuas de madeira maciça como assoalhos ou tacos podem ser lixados muitas vezes, além de possuírem diversas camadas de verniz aplicadas em sua superfície, o que prolonga a beleza e a durabilidade do piso, eliminando manutenções a curto prazo. A maior desvantagem? Eles podem entortar em um ambiente úmido.
Piso de Madeira Engenheirado
As tábuas engenheiradas são compostas por 20% de madeira maciça e 80% de madeira compensada proporcionando maior estabilidade ao piso. Elas geralmente vêm pré-acabadas e são mais duráveis do que as placas de madeira maciça quando se trata de ambientes úmidos.
Tipos de madeira
Ao selecionar pisos de madeira, existem dezenas de opções, novas e recuperadas. Aqui estão alguns dos tipos mais populares:
- Carvalho: Um dos tipos mais comuns de piso, o carvalho é conhecido por sua durabilidade e diversidade de padrões.
- Cerejeira: Conhecida por seu tom avermelhado e uma textura mais brilhante do que muitas outras madeiras, a cerejeira é extremamente durável.
- Bambu: O bambu tem um acabamento bonito e leve, mas é mais frágil do que outras madeiras nobres. Por outro lado, é um recurso renovável.
- Pinho: A tonalidade varia do creme ao amarelo-marrom, com anéis de crescimento bem marcados. Muito fácil de trabalhar e suave ao toque.
- Teca: A teca é extremamente durável e resistente à chuva, portanto é indicada para ambientes externos. Varia do castanho-escuro para o amarelo dourado.
Padrão
Agora que você escolheu o seu tipo de piso, o próximo passo é escolher o padrão da madeira. Estes são alguns dos padrões mais comuns:
- Parquet: padrão de piso que varia de simples (com quadrados de tábuas alternando direções) a ornamentado.
- Espinha de peixe: um padrão criado ao colocar pranchas curtas em forma de “V” interligada.
- Chevron: esse padrão é como espinha de peixe, mas, em vez de interligar, as placas são cortadas na diagonal para alinhar suas extremidades.
- Reta: placas longas instaladas de ponta a ponta.
- Diagonal: pranchas compridas instaladas em uma diagonal das paredes da sala.
Em busca de uma casa com materiais premium em madeira? No Rivelare Barigui você pode morar em uma residência com estilo natural, personalizada de acordo com o que você deseja.
Viva a apenas 3 minutos do Parque Barigui, em um condomínio-design onde todas as residências seguem a arquitetura contemporânea, trazendo mais harmonia e beleza.