As tendências para 2022 indicam fortemente para a volta do estilo retrô. Os banheiros, que por muito tempo seguiram o minimalismo branco e de tons neutros (que nunca sairá de moda, por sinal), agora também entram para o design retrô, incorporando cores, acessórios e outros estilos de superfícies.
Estilo retrô
Em sua origem, o termo “retrô” dentro do design de interiores refere-se a trazer de volta as tendências dos anos de 1950 até 1980 junto a espaços modernos numa releitura atualizada. Para incorporar o estilo, é bastante usado as cores, acessórios, móveis ou formas geométricas.
Durante os anos 1970, cores marcantes e bem vivas como o verde abacate e amarelo mostarda foram protagonistas na decoração. Nos anos 1980, os tons pastéis mais suaves começaram a aparecer nos ladrilhos cerâmicos, e também nesses anos as superfícies marmorizadas, acabamentos lisos e brilhantes e acessórios prateados ganharam espaço.
Trazendo o estilo retrô para o contemporâneo, o banheiro (e outros cômodos) ganham um ar mais animado, com caráter forte e ainda assim bem elegantes. Além disso, vale ressaltar que reviver esse estilo significa atualizá-lo; misturar o antigo e o novo.
Características de um banheiro retrô
A grande característica do retrô são as cores fortes. Então, seja nos pisos, pias ou paredes, trazer esses tons nos azulejos sem saturar o ambiente é a pedida certa: tons pastéis como azul empoeirado, menta, pêssego e salmão trazem a estética animada e leve dos anos 1980.
Os revestimentos cerâmicos são conhecidos há bastante tempo por serem versáteis, atemporais e duráveis. Além disso, são leves e possuem baixa manutenção, e os pontos positivos não acabam por aí: os revestimentos abrangem várias cores, tamanhos, acabamentos e padrões.
Para as louças sanitárias, banheiras e vasos sanitários, combinar as cores mais ousadas com detalhes metálicos complementam o estilo. O rosa chiclete e turquesa são cores que combinam bastante com esse ambiente.
Outros tons também muito difundidos na decoração são o bronze, champanhe e ouro junto a acabamentos mais naturais, sejam foscos ou brilhantes. Esses tons estão presentes em acessórios mais discretos como torneiras, chuveiros, etc.
Por fim, os padrões animados e únicos inspirados no movimento pop art fazem toda diferença. Paredes padronizadas com azulejos, granilites e papéis de parede divertidos compõem e complementam o ambiente.